Por Network World/EUA
Publicada em 13 de março de 2009 às 08h35
Atualizada em 30 de março de 2009 às 16h22
Framingham - Terceira variante do malware que já infectou mais de 10,5 milhões de PCs deve ativar 50 mil URLs por dia e gerar outros danos.
A terceira variante do malware Conficker deve ser ativada em máquinas infectadas no dia 1º de abril, alertou Don DeBolt, diretor de pesquisas sobre ameaças da CA, empresa que analisa uma amostra da variante da praga virtual descoberta pela Symantec na semana passada.
As variantes anteriores do Conficker já haviam infectado 10,5 milhões de micros com o sistema operacional Windows até o final de fevereiro, segundo informações da empresa SRI International.
"Ele está programado para funcionar em 1º de abril de 2009 e vai gerar 50 mil URLs por dia" disse DeBolt. As primeiras versões do vírus se comunicavam com 250 sites - um número bem mais fácil de ser administrado pelos fabricantes de antivírus e especialistas de segurança em geral.
A geração de tantas URLs é uma forma do Conficker se infiltrar em prováveis instruções de download feitas por seus criadores para agir em máquinas infectadas. Ainda não se sabe exatamente quais instruções foram carregadas no malware, mas a ameaça pode envolver o download de mais códigos maliciosos ou a destruição de arquivos.
Para evitar ser contaminado pelo Conficker, é importante instalar a correção MS08-067, usar senhas fortes e desabilitar as funções “Autoplay” e “Autorun” do Windows.
Nenhum comentário:
Postar um comentário