segunda-feira, 30 de março de 2009

Suco bom tem hora certa

Bebidas que são fonte de vitamina C devem ser consumidas em até 10 minutos após o preparo, pois contato maior com o ar e com a luz do sol elimina as propriedades nutritivas

Rio - Os benefícios da vitamina C para o corpo humano são bastante conhecidos, mas nutricionistas alertam que fontes desse alimento, como sucos de laranja, acerola e limão, devem ser consumidas em até 10 minutos após o preparo. Tempo maior em contato com o ar e a luz do sol faz a bebida perder a vitamina C e outras propriedades nutritivas.

O cozimento também destrói a vitamina C em até 80%. Por isso a nutróloga Tamara Mazaracki lembra que alimentos como tomate, pimentão e cenoura devem ser consumidos preferencialmente crus. Outra dica para conservar a maior parte do nutriente nos alimentos é cozinhá-los inteiros, com casca e pouca água.

“Em relação ao suco, o ideal é consumi-lo imediatamente, sobretudo os que têm vitamina C, pois ela se perde com muita facilidade em contato com o ar e é muito sensível à luz. Mas a regra vale para todos os sucos, inclusive para a vitamina efervescente”, explica Tamara.

A vitamina C melhora a resistência, ajuda a combater a gripe, tem ação antioxidante e favorece o fortalecimento da pele. “Seu uso é fundamental. Além disso, é importante que as pessoas vejam regularmente o nível da vitamina C no organismo através de um exame de sangue”, disse a nutróloga.

Caixinha não é boa opção

Tamara ressalta que bebidas industrializadas não são a melhor opção para nutrir o organismo, pois os famosos sucos de caixinha contêm alto teor de açúcar, além de corantes e conservantes que são prejudiciais à saúde, sobretudo das crianças. Além disso, alerta a especialista, a vitamina C no produto é praticamente inexistente.“É preferível ingerir o suco natural guardado, com menos vitaminas, a beber o artificial, que apresenta mais danos do que benefícios”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário