SYDNEY - O apagão mundial contra o aquecimento global contou com uma grande participação mundial, informou neste domingo a ONG ambientalista Worldwide Fund for Nature (WWF), organizadora da iniciativa ecológica a 'Hora do Planeta'. A ONG, que pretende apresentar os resultados do evento na próxima conferência mundial sobre o clima, em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro, não informou números, mas assegurou que a participação superou 'todas as expectativas'. ( Veja aqui a fotogaleria da 'Hora do Planeta' pelo mundo ).
- Centenas de milhões de pessoas em milhares de comunidades em todo o mundo pediram que seus líderes tomassem uma decisão por uma ação global sobre as mudanças climáticas este ano em a 'Hora do Planeta', o que superou todas as expectativas - afirmou a WWF em sua página na internet.
O objetivo inicial da campanha era conseguir a participação de um bilhão de pessoas e mil cidades. Segundo a WWF, participaram do apagão mundial 'muito mais' que as 3.929 cidades e povos de 88 países em todo o planeta que haviam anunciado seu compromisso com a 'Hora do Planeta', quando o evento iniciava oficialmente na Austrália.( Veja as mensagens deixadas no Twitter ).
As pirâmides de Giza (Egita), o Partenon de Atenas, a Torre Eiffel de Paris, o Coliseu de Roma foram alguns dos lugares emblemáticos que apagaram suas luzes às 20h30m, hora local, para protestar contra o aquecimento global. No Rio de Janeiro, que também aderiu, cartões postais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a orla da Zona Sul e o Aterro do Flamengo, entre outros, ficaram às escuras. Saiba que monumentos foram apagados no Rio de Janeiro . Em apoio à manifestação, o site do GLOBO ficou com fundo escuro desde o primeiro minuto deste sábado até uma hora depois do evento (veja a imagem abaixo)
Blogueira questiona: A nossa hora no Planeta já passou?A Bélgica, quinto país do mundo em número de localidades participantes com quase 200 cidades inscritas, informou que, durante a iniciativa, o consumo de energia foi reduzido em 400MW, o equivalente à demanda média de 500 mil residências.
A Hora do Planeta começou em 31 de março de 2007, com 2,2 milhões de participantes na cidade de Sydney. A ação provocou tanto interesse que, um ano mais tarde, 50 milhões de pessoas de pessoas em 35 países em todo o mundo se uniram à campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário