sexta-feira, 27 de março de 2009

ORKUT Saiba como usar bem

Em janeiro de 2004, o engenheiro turco Orkut Büyükkokten criou a rede
so cial filiada ao Google que leva o seu nome com o objetivo de ajudar os
usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. A
princípio, o alvo do Orkut era os Estados Unidos, mas, atualmente, o Brasil
lidera a lista de usuários do site no mundo, com cerca de 20 milhões de
internautas.
Pensando na abrangência do site e na forma como as pessoas e empresas
podem tirar proveito dele, o publicitário André Telles lançou a obra Orkut.
com, pela Editora LandScape. “Geralmente, as pessoas se cadastram no
Orkut para um simples passatempo e não imaginam o quanto pode ser
proveitoso em termos de negócios”, observa o autor.
O publicitário defende a utilização do Orkut como ferramenta de
marketing. Trata, por exemplo, do marketing pessoal, ou seja, da
construção de uma auto-imagem positiva e otimista. “As pessoas se
afas tam daqueles que estão sempre mal-humorados. Assim, evite
comunidades do tipo: ‘Eu odeio...’, recomenda André Telles.
Outra ferramenta indispensável para os usuários que estão em busca de
contatos profissionais é a construção de um bom networking. Para tanto,
é necessário ser membro de comunidades ligadas à sua área de atuação e
participar de seus tópicos de discussão. “Isso faz o usuário ser visto como
alguém que entende do assunto em questão, além de conhecer outros
profissionais”, observa o autor.
É bom lembrar que o contrário também ocorre. Na hora de contratar seus
funcionários, muitas empresas acabam por consultar suas preferências
nas páginas do Orkut, afastando das vagas aqueles que participam de
comunidades como “Eu não nasci pra trabalho”.
Hoje em dia, a maioria das empresas tem uma presença online. O
problema é que elas não exploram a principal competência dessa mídia:
a interatividade. No livro, o escritor ilustra os comentários com casos
verídicos e muito interessantes de empresas que já utilizam o Orkut como
um canal de atendimento ao consumidor.
“O Orkut representa uma excelente oportunidade de negócios para
empresas de todos os portes. Sua lista de perfis é extremamente
segmentada. Com facilidade, podemos observar o perfil demográfico
(sexo, idade, região) e o perfil psicográfico (cultura, hábitos, costumes)
dos usuários, facilitando a identificação do público-alvo das empresas”.
“É claro que, entre tantas coisas boas, existe também o lado ruim, os
comentários maldosos, as mentiras. Para isso também existem soluções e
elas precisam ser analisadas estrategicamente”, alerta André Telles.
Mais informações sobre a obra podem ser obtidas no site
www.editoralandscape.com.br

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