quarta-feira, 1 de abril de 2009

Manifestantes do Greenpeace são detidos na ponte Rio-Niterói

'Líderes mundiais, o clima e as pessoas em primeiro lugar' dizia a faixa de 30 metros de altura

POR DIOGO DANTAS, RIO DE JANEIRO

Rio - Um protesto de ativistas do Greenpeace provocou um enorme congestionamento na ponte Rio-Niterói, na manhã desta quarta-feira. Dez alpinistas do movimento colocaram um grande painel na ponte e acabaram causando um enorme congestionamento em uma das pistas da ponte.

Foto: Carlos Eduardo
Ponte Rio-Niterói com grande congestionamento por causa de ato do Greenpeace. Foto: Carlos Eduardo Rodrigues

Um grupo de integrantes do movimento, cerca de 21 pessoas, foi detido e levado para a delegacia da Polícia Rodoviária na praça do pedágio da ponte. Os carros usados na manifestação também foram rebocados e levados para o estacionamento da delegacia.

Às 7h45, o engarrafamento chegava a 4 km causando lentidão na pista sentido Rio e pouco depois a paralisação total da faixa da pista direita.

"O objetivo não era parar o trânsito, interrompemos uma das quatro faixas por quinze minutos para dar garantia aos nossos homens. Chegou a administração da Ponte com carros e aumentou o problema. Os carros diminuiuram a velocidade para observar. Em nome do Greenpeace queri pedir desculpas pelo transtorno gerado e agradecer porque os motoristas foram parceiros involuntários", disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Ong.

A manifestação

Cerca de 30 manifestantes chegaram no vão central da ponte por volta das 7h. Usando cordas eles penduraram um painel de 50 metros de comprimento por 30 de altura, escrito em inglês "Líderes mundiais, o clima e as pessoas em primeiro lugar". A faixa só foi retirada por volta das 10h, mas o trânsito ainda continuou com problemas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada pela concessionária que administra a ponte para tentar impedir o protesto. Segundo o inspetor da PRF André Luís Azevedo, os policiais não conseguiram evitar que os manifestantes descessem pelo vão central.

O congestionamento se formou por conta do excesso de veículos e de motoristas curiosos que diminuíam a velocidade ao passar pelo local. A PRF fechou uma das pistas no sentido Rio e sinalizou o local para evitar acidentes. Os reflexos foram sentidos em diversos pontos da cidade de Niterói em direção à ponte.

Líderes do G20

Os líderes do G20 estão reunidos em Londres para adotar medidas sustentáveis para salvar a economia e o planeta. Para o Greenpeace, as nações do G20 devem comprometer pelo menos 1% de seu PIB em medidas econômicas sustentáveis, além de abandonarem os subsídios e outros incentivos econômicos que contribuem com as mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário