sábado, 18 de abril de 2009

Refúgio de águas cristalinas

Um dos balneários mais badalados do País, Porto de Galinhas, em Pernambuco, tem opções de lazer de sobra

Rio - 'Tem galinha nova no Porto!’. Era assim que os navios de contrabando de escravos eram anunciados quando chegavam ao antigo Porto Rico, hoje Porto de Galinhas. No século 18, ali aportavam os navios em que os escravos vinham escondidos embaixo de caixas de galinhas d’angola, o que deu origem ao nome atual.

Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos balneários mais badalados do País. Atrai turistas do Brasil e do mundo. As praias de águas mornas, represadas por recifes na maré baixa, formam piscinas naturais cristalinas, repletas de peixes coloridos. Jangadas transportam os banhistas às piscinas naturais, a menos de 2 km da costa. Mais ao norte, as praias lindas de Santo Agostinho merecem visitas. Ao sul, em Maracaípe e Carneiros, maravilhosamente selvagens, alternam-se banhos de mar com mergulhos na água doce dos rios.

Há várias opções de lazer: conhecer as praias; passear de jangada ou buggy; mergulhar nas piscinas naturais; conhecer o projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe; fazer trilhas; surfar nas praias de Cupe e Maracaípe; curtir os bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, ou simplesmente caminhar à beira-mar.

PRAIAS

Com 4 km de extensão, Porto de Galinhas tem piscinas transparentes que são alcançadas a pé, a nado ou de jangada. Em frente à praia, tem um ponto de buggy para passeios pela costa de Muro Alto.

A Praia de Cupe, selvagem apesar dos resorts, e a de Maracaípe tem boas ondas para o surfe. Jangadas sobem o Rio Maracaípe e seus manguezais, área de preservação de cavalos-marinhos.

A Praia de Carneiros fica na foz do Rio Formoso. Vá de buggy.

PASSEIOS

PASSEIO DE BUGGY

O melhor é o da Praia de Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. Boa parte do passeio de 3 horas é feita pela estrada para proteger as tartarugas que desovam na areia.

PASSEIO DE JANGADA ÀS PISCINAS NATURAIS

É o mais pedido. Dura 1 h. As jangadas levam às bancadas de recifes. As saídas acontecem no fim do calçadão, mas só na maré baixa.

PASSEIO DE CATAMARÃ À ILHA DE SANTO ALEIXO E PRAIA DOS CARNEIROS

Com duração de 6h, o passeio leva às praias desertas da Ilha de Santo Aleixo. O melhor é o mergulho na piscina natural. Em Carneiros, o bom é caminhar pela bela praia cheia de coqueiros e, no retorno, ver os manguezais do Rio Formoso, que terminam em Guadalupe, no encontro do rio com o mar.

CABO DE STº AGOSTINHO

40 km ao sul de Recife. Vale a pena visitar este local com suas reservas ecológicas e belas praias, como Calhetas e Paraíso. Existem muitas opções para relaxar e praticar esportes aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário